Cosmética & Medicna Estética

terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Ingrediente: Parabenos

Analisemos agora os Parabenos, bastante frequente em vários produtos cosméticos na forma de Propylparabens, Butylparabens, Methylparabens, Ethylparabens, Polyparabens, Isobutylparabens, Isopropylparabens...

Função:
Conservar os cosméticos, evitando a proliferação de microrganismos.

Produtos que contém Parabenos:
Praticamente todos os produtos que contêm quantidades consideráveis de água na sua constituição, ou seja, a vasta maioria dos cosméticos.


Riscos:
  • Pode ser reconhecido pelo organismo humano como estrogénio, especialmente o Butilparabeno (butylparaben), desregulando assim o funcionamento hormonal do corpo;
  • Vários estudos  mostram uma ligação deste químico com o desenvolvimnto de cancro, sendo encontrados parabenos em muitos dos tumores cancerígenos de pacientes com cancro da mama. Outros estudos desmentem esta ligação com, não havendo assim conclusões certas no que diz respeito à existência da relação entre o cancro e os parabenos;
  • O metilparabeno (methylparaben) pode reagir com os raios UVB, provocando o envelhecimento precoce da pele e alterações ao nível do DNA;
  • Por penetrar muito facilmente na pele os parabenos podem ser encontrados no organismo de praticamente de todos nós, em quantidades consideráveis.
De entre todos os produtos que analisamos, são poucos os que não contêm algum tipo de parabenos. Se ler os ingredientes de algum cosmético que tenha em casa, o mais certo é encontrar algum tipo de parabenos (propylparabens, methylparabens, butylparabens, ethylparabens, polyparabens, isobutylparabens, isopropylparabens...).
Podemos destacar, no entanto produtos que não contêm parabenos, como é o caso do gel de banho Sanex, que não contém qualquer tipo de parabenos e tem essa mesma indicação na capa do produto:


E além de não conter parabenos, os produtos da gama "Sanex Zero" são amigos do ambiente, pois não possuem ingredientes tóxicos. É ainda importante referir que este produto cosmético é comercializado em embalagens biodegradáveis e com menos 73% plástico do que a embalagem tradicional. Uma óptima escolha!

3 comentários:

  1. Vou estar muito mais atenta a este tipo de ingredientes nos meus produtos cosméticos! É necessário mudar a mentalidade das pessoas de forma a obrigar as grandes marcas a fazerem as devidas alterações nos produtos cosméticos, e vocês estão sem dúvida a conseguir mudar muitas mentalidades na nossa sociedade!
    Gosto muito dos vossos posts. Continuem com o bom trabalho e boa sorte!

    ResponderEliminar
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  3. Creio que o tema dos parabenos ainda deve ser atentamente estudado, pois os estudos publicados em 2004 referiam-se somente a células cancerosas, que estão com seu metabolismo totalmente alterado e a composição química da membrana (com seus receptores químicos responsáveis pela absorção de substancias) está completamente “enlouquecida”, não podendo ser comparada de forma nenhuma ao perfil de uma célula saudável, que não foi citado no estudo. Sem contar com o fato de que a retirada dos parabenos como conservante forçaria automaticamente a usar maior concentração de outros conservantes não tão eficientes, comprometendo a margem de segurança da conservação dos produtos e possíveis reações dermatológicas nos clientes. Hoje em dia, com o acumulo de componentes encontrados nas formulações (cada vez mais proteínas, ácidos e etc) é muito complicado pensar em cosméticos “livre de conservantes” sem nos preocuparmos com a qualidade de conservação.

    ResponderEliminar