Cosmética & Medicna Estética

sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

515 químicos por dia no corpo

Artigo da revista Sábado (17 Dezembro 2009)

Maquilhagem, cremes hidratantes e produtos e de higiene diária contêm ingredientes associados a doenças graves, como cancro e infertilidade. As empresas defendem-se dizendo que os compostos não são absorvidos.
SOFIA DA PALMA RODRIGUES

Os mesmos produtos de hidratação e maquilhagem usados todos os dias por milhões de mulheres servem também para limpar fornos ou desentupir canos. Um novo estudo revela que, entre batons, sombras de olhos, bases e cremes, cada mulher põe diariamente no corpo, em média, 515 químicos - que podem causar desde irritações de pele, de olhos e garganta a doenças como o cancro da mama.

O estudo, realizado no Reino Unido pela Biosen, empresa de desodorizantes naturais, indica ainda que 70% das mulheres não têm noção da quantidade de químicos que colocam no corpo. A utilização dos compostos parabenos, presentes em quase todos os cremes, está associada ao cancro e à infertilidade.

As empresas de cosmética dizem que a utilização destes químicos é regulada de forma a não entrarem no organismo, mas vários investigadores defendem que apenas "50 a 60% dos parabenos podem ser absorvidos".

(clique na imgem para ampliar)

Sem comentários:

Enviar um comentário